FANDOM

Ideax

Navio Idea X o 1º a cruzar o atlântico com containers a bordo.

Container ou Contenedor é uma caixa grande com dimensões de 6 m de comprimento (no caso do de 20´) ou 12 m de comprimento (no caso de 40´) que vai no caminhão até a fábrica ou armazém do cliente a fim de colocar a carga a ser exportada e de lá sai no caminhão (devidamente carregado e lacrado) até o navio onde ele embarca para seu destino.

Alguns fatos sobre o container -

Em 26 de Abril de 2009 o mundo comemorou 53 anos de containerização. Muitos pensaram nisto simultâneamente mas quem colocou em prática mesmo foi Malcom Mclean, fundador da Sea-Land. Em 1956, o navio Idea X saiu de Newark para Houston carregando a bordo o primeiro container.

O navio carregou 58 containers e 15,000 tons de petróleo em bulk nesta viagem. Depois disso levaram outros 10 anos de trabalho duro e planejamento até que a containerização da Sea-Land se tornasse internacional. Malcom McLean se envolveu diretamentre na construção de um terminal em Rotterdam. Investiu em equipmentos, organizou as companhias européias de caminhão que partcipariam do projeto e tratou de amarrar tudo com carga de retorno antes de seu navio FAIRLAND sair de New Jersey, USA, para Rotterdam na Holanda em 1966 com 236 containers à bordo. A rapidez e eficiência da operação de descarga fez com que a comunidade Européia de embarcadores realizasse que este seria o caminho para o futuro.

Aos 24 anos em 1937, esta idéia surgiu pela primeira vez na mente de Mclean, quando êle aguardava impacientemente o descarregamento de um caminhão seu no pier Hoboken, New Jersey. Mclean não se conformava com a forma custosa e lenta de carregamento e descarregamento dos navios e sua contribuição para o mundo foi muito importante pois não dá nem para imaginar a globalização sem os containers. Já pensou como ficariam os portos chineses ?